Quais os custos envolvidos na taxa de condomínio?

A taxa de condomínio é um valor pago mensalmente por quem opta por morar em apartamento ou em residenciais. O valor é calculado a partir de uma projeção de despesas, onde são avaliados todos os custos necessários para garantir a comodidade e conforto dos condôminos. Os fatores indispensáveis são: manutenção, segurança, luz, água, taxas, multas, impostos, administradora, limpeza, quitação de débitos, trabalho do síndico, fornecedores, serviços terceirizados, e etc. Além delas, também entram o fundo de reserva para emergências, custos de obras e despesas extras que não ocorrem todo mês.

A definição do valor, cobrança e organização do rateio entre as várias unidades devem ser elaboradas na Convenção, com ética e transparência, por todos os condôminos. Dentre os tipos de rateio, temos:

Fração ideal: Quanto maior for o imóvel, maior o consumo e, consequentemente, maior a taxa a ser paga.

Rateio igualitário (considerado o mais justo): Todas as unidades pagam o mesmo valor. Sob o entendimento de que os custos da taxa são oriundos apenas das áreas comuns que são usufruídas de modo igual por todos os moradores.

Visite nosso Blog e fique por dentro de vários assuntos do Mercado Imobiliário.

Acesse: www.marcabrasilconstrutora.com.br

  • O prazo para retorno da sua solicitação é de 5 dias úteis.
  • Caso o problema não seja de responsabilidade da construtora, será aplicado a cobrança pela visita e/ou correção.