Sempre há preferências quando o assunto é buscar uma região para morar. Mas, para alguns bairros, essa escolha chega a ser um verdadeiro sonho de consumo. Isso porque são poucos os pontos na cidade que reúnem tantos atrativos para seus moradores, como boa localização, qualidade e variedade de serviços, vasta infraestrutura de transportes, opções de lazer, cultura e gastronomia, além de valorização imobiliária. Por essas e outras razões, o Bairro Sion está hoje na lista das melhores regiões de Belo Horizonte. Tido como uma das áreas mais nobres da capital, o bairro que tem as janelas viradas para a Serra do Curral, na Região Centro-Sul, se mantém há anos como um dos endereços mais desejados da cidade.

O nome vem do Colégio Sion, atualmente o Colégio Santa Dorotéia. Foi no entorno desse famoso internato onde estudavam as meninas das mais tradicionais famílias mineiras que se formou a nova vizinhança. O crescimento também foi impulsionado pela tradicional Igreja Nossa Senhora do Carmo que com seus vitrais coloridos contam a história da santa. A expansão da área e o aumento populacional se deram por volta dos anos 40 e 50 e, desde então, com ótima infraestrutura, o bairro possui cerca de 20 mil moradores.

Pela valorização do espaço e pela facilidade de acesso às atividades rotineiras, tem grande valor imobiliário e atrai empreendimentos de alto luxo. Dentre suas principais vias de acesso estão as Avenidas Nossa Senhora do Carmo, Afonso Pena e do Contorno. Neste eixo, o morador ou visitante do bairro encontra saída para as principais rotas da capital, como explica a vice-presidente da Câmara do Mercado Imobiliário e Sindicato das Empresas do Mercado Imobiliário de Minas Gerais (CMI/Secovi), Flávia Vieira.

“Comumente, ele é caminho de quem está indo ao BH Shopping ou para o Bairro Belvedere, na Região Centro-Sul, ou o Vila da Serra, em Nova Lima. Naquele sentido, também é possível acessa o anel rodoviário, bem como rodovias importantes, como a BRs 040, 381 e 262”, explica. Descendo a Avenida Nossa Senhora do Carmo, chega-se ao Shopping Pátio Savassi e à Região da Savassi, área que é um verdadeiro pólo comercial, cultural e gastronômico intenso da cidade. Pela Avenida Afonso Pena, o acesso é à Região Leste, ao shopping Boulevard, à Região Hospitalar e ao Vetor Norte da cidade.

Sua proximidade com a Savassi, por exemplo, é uma grande carta na manga: ele é perto o bastante do agito e da grande circulação comercial, mas longe o suficiente para que a rotina de seus moradores seja tranquila, ainda que funcional. Outra grande vantagem está no entorno, uma vez que o Sion conta com vizinhos igualmente bem sucedidos: Mangabeiras, Carmo, Anchieta, Cruzeiro e São Pedro juntos formam uma comunidade que valoriza a região Centro-Sul da cidade, especialmente no setor imobiliário.

 DIVERSÃO E LAZER

Apesar de tradicional, o bairro se relaciona bem com as mais diversas possibilidades de cultura e lazer. Tem a Praça JK, que ocupa cerca de 28 mil m² do bairro e é espaço de diversão garantida para pessoas de todas as idades. A praça possui espaço de convivência, mesas, bancos, equipamentos para alongamento e ginástica, pista de caminhada, quadra de futebol e brinquedos. Tem ainda o Parque Mata das Borboleta; a Praça Alaska, localizada na rotatória da Av. Bandeirantes, com amplo espaço de lazer; a Praça Nova York, entre as avenidas Uruguai e Nossa Senhora do Carmo, com espaço verde,  parquinho para a criançada e equipamentos da academia da cidade; além da própria Avenida Bandeirantes, marcada pelo ritmo saudável das corridas e caminhadas no início do dia e fim de tarde.

SERVIÇOS

Em um bairro onde as opções de lazer não deixam a desejar em nenhum aspecto, os serviços não ficam a desejar. O bairro Sion possui um comércio que atende a todas as necessidades dos moradores, com excelentes padarias, supermercados, farmácias, lojas de roupas, calçados, acessórios e presentes, papelarias, salões de beleza, centros de saúde e hospitais, entre outros.

Por essas e tantas outras razoes, quem busca possibilidades de morar ou investir em um lugar que, além de ser bem valorizado para o setor imobiliário, entrega ao morador a possibilidade de melhorar consideravelmente a qualidade de vida, tem no Sion uma grande opção. Faça um passeio na região e descubra que esse bairro tem todo potencial para ser seu novo endereço.