O que é a taxa Selic? Qual a sua influência na compra de imóveis?

O que é a taxa Selic?

Certamente, você já deve ter ouvido falar da taxa Selic. De forma resumida, a taxa é referência e tem influência sobre todas as taxas de juros, afetando diversos setores da economia. O termo significa Sistema Especial de Liquidação de Custódia e é um sistema do Banco Central (BC) que registra todas as operações relacionadas aos títulos escriturais do Tesouro Nacional.

A Selic é estabelecida pelo Copom (Comitê de Política Monetária), que define os rumos da economia no país. Por via de regra, aumentar a taxa básica de juros é a alternativa do governo para frear a inflação. Ao mesmo tempo, a redução da Selic é utilizada para impulsionar o consumo, e aquecer a economia, já que é mais interessante aplicar o dinheiro do que deixá-lo parado nos bancos, rendendo à uma taixa básica.

E como Selic impacta diretamente no valor de um apartamento?

Com o aumento da taxa, ainda que com a redução dos preços dos imóveis, haverá também um reajuste no valor dos financiamentos. Por exemplo, se a Taxa Selic passar de 10% para 12%, a taxa de financiamento também aumentará.

Por ser um bem de alto valor, a venda de um imóvel é muito sensível ao crédito, assim, com um possível aumento, menos pessoas estarão dispostas ou aptas a financiar, o que diminui a procura, e desacelera o preço dos mesmos.

Portanto, se você procura uma boa oportunidade de compra é muito importante entender como essa taxa básica pode afetar os juros, créditos e o preço final de imóveis. Pesquise a respeito antes de financiar um imóvel, tanto para compra à vista ou financiado.

  • O prazo para retorno da sua solicitação é de 5 dias úteis.
  • Caso o problema não seja de responsabilidade da construtora, será aplicado a cobrança pela visita e/ou correção.