Dicas para reduzir o estresse e a ansiedade durante a quarentena

O isolamento social e a disseminação do coronavírus têm trazido incertezas, medos e inseguranças para todos. Muito tem se falado sobre os cuidados preventivos, mas também é importante falar sobre os cuidados com a saúde mental e fortalecimento do sistema imunológico. Afinal, é comprovado que o estresse diminui a imunidade.

Confira 8 dicas para reduzir o estresse e a ansiedade durante a quarentena coletiva:

:: Positividade
Manter-se positivo é o mais importante neste momento. Com isso, as ideias são organizadas e você terá muito mais energia para o melhor aproveitamento do tempo.

:: Medite
A meditação é uma das melhores aliadas no combate ao estresse. É difícil no começo, mas se desafie. Reserve alguns minutos do seu dia para este momento. Sente-se confortavelmente com as costas retas, em posição de lótus ou com as pernas cruzadas. Repouse as mãos sobre as pernas, feche os olhos, e acompanhe a sua respiração, o ar entrando e saindo do nariz. Sempre que algum pensamento desviar sua atenção, retorne gentilmente seu foco para a respiração. Repita quantas vezes forem necessárias.

:: Durma bem e fique de olho na alimentação
Procure manter uma rotina na quarentena, acordando e dormindo mais ou menos no mesmo horário. A recomendação é que se faça entre 7 e 8 horas de sono por noite. E não esqueça de fazer refeições saudáveis.

:: Exercite-se
Mesmo em casa, faça algum exercício, pois movimentar-se ajuda a manter os níveis de estresse mais baixos. Com as redes sociais, você pode encontrar diversos vídeos e lives com demonstrações de exercícios.

:: Conecte-se com pessoas que você ama
A interação social ajuda a reduzir o estresse e aumenta a felicidade. Já que temos a tecnologia, faça chamadas por vídeo nesse tempo de quarentena.

::Use as redes sociais e canais de comunicação de forma consciente
É importante manter-se informado, mas checar as redes sociais de minuto a minuto pode sobrecarregar a sua vida. Além de tentar controlar esse impulso, certifique-se de que você não está caindo em fake news.

:: Se escute
Em momentos de grande estresse, é muito importante prestar atenção nos seus próprios sentimentos e necessidades. Procure relaxar e se distrair com coisas que goste.

:: Espalhe histórias positivas
A OMS recomenda que, sempre que possível, se espalhe histórias positivas relacionadas à pandemia, como depoimentos e histórias de pessoas que se recuperaram da doença. Em momentos sombrios como o que vivemos atualmente, a esperança, nem que seja pequena, pode ajudar a todos, principalmente àqueles que passam por situações mais difíceis.

Gerencie suas emoções. Logo tudo isso irá passar e a nossa rotina voltará ao normal! Por enquanto, cuide-se!

  • O prazo para retorno da sua solicitação é de 5 dias úteis.
  • Caso o problema não seja de responsabilidade da construtora, será aplicado a cobrança pela visita e/ou correção.