Não podemos negar que tem sido um desafio nos adaptar com as mudanças causadas pela pandemia. Lidar, simultaneamente, com o trabalho, limpeza da casa, alimentação e organização já não é fácil. E, para famílias com crianças, a dificuldade pode dobrar.
De uma hora para outra, os pequenos tiveram que parar de ir à escola, ver os amigos e passear. Logo, o local de casa tornou-se o único ambiente de convivência e lazer.
Confira dicas de como adaptar a casa para as crianças durante o isolamento social:
Cantinho especial
Use a imaginação para criar um ambiente que seu filho(a) goste de ficar. Decore com cores chamativas, almofadas aconchegantes e inclua os brinquedos e livros favoritos.
Lanche à disposição
Ao longo do dia, as crianças vão sentir fome e pedir comida. Para isso, já separe, próximo ao cantinho especial, um espaço para o lanche. Lembre-se de colocar pratos e vasilhas de plástico para não causar acidentes.
Hora do estudo!
Quarentena não é férias! Escolha um ambiente calmo para estudar, revisar tarefas e adquirir mais conhecimento junto com eles.
Mais disciplina!
A organização é um dos pontos base da disciplina. Você pode montar um calendário lúdico da rotina para que seus pequenos tenham senso de responsabilidade.
Criatividade nas brincadeiras
Mantê-los ocupados parece difícil?!
Crie brincadeiras e atividades para serem feitas por eles, mas também escolha brincadeiras em que pais e filhos possam interagir juntos em determinados momentos.
Uso da tecnologia
Proibir não é o caminho, mas é necessário controlar. Crie regras e limites de para uso de celular, tablet ou televisão.
Com essas ideias, as crianças vão entender melhor esse momento que estamos vivenciando, além de dar asas à imaginação.
Gostou do conteúdo? Conte-nos o que você tem feito em sua casa.