Todos os dias são adotadas novas medidas para tentar travar a propagação do surto de coronavírus. Um dos principais problemas, frente ao iminente risco de contato social, tem sido na ida às compras, já que são necessárias para repor o que falta na despensa, por exemplo. A partir de agora, todos os espaços comerciais estão se adequando às novas regras, como: permitindo um número limitado na entrada de clientes, uso obrigatório de máscaras pelos clientes, implantação das áreas de proteção dos funcionários, novos horários de funcionamento, etc.

Estudos apontam que o novo coronavírus podem persistir nas superfícies por algumas horas ou até vários dias. Isso pode variar, por exemplo, conforme o tipo de superfície, temperatura ou umidade do ambiente. Portanto, durante as compras, a orientação principal é usar álcool gel 70% e não tocar nos olhos, boca ou nariz. Além de manter o distanciamento de pelo menos 1 metro entre as pessoas e evitar colocar as mãos ou encostar nas mesas e nos balcões.

Como medida preventiva, ao chegar em casa, não esqueça de higienizar as mãos, desinfectar os itens comprados e as superfícies tocadas com frequência, como carteira, bolsa, cartão do banco e celulares.

Outros cuidados recomendados: entrar sem sapatos em casa, tirar as roupas e tomar um banho.

Logo tudo isso irá passar e a nossa rotina voltará ao normal! Por enquanto, cuide-se!