Não é segredo que problemas como o desperdício, poluição e a desigualdade social vem aumentando a cada dia. E, apesar de parecer distante da realidade, a mudança está em nossas mãos. O primeiro passo para nos tornarmos consumidores conscientes é nos adaptar com os pequenos hábitos todos os dias
⠀
Se você quer começar a praticar o consumo consciente, inspire-se em nossas dicas:
⠀
– Consuma produtos orgânicos: É bom para o meio ambiente e para a saúde. Comece substituindo os hortifrútis convencionais pelos orgânicos. Experimente substituir a carne por alimentos com alto teor de proteínas, como feijão, grão de bico e aveia. A pecuária tem um forte impacto na produção de gases efeito estufa, além de demandar uma grande quantidade de água para a criação de animais.
⠀
– Apoie as pequenas empresas locais: Além de contribuir para a redução das emissões de gases de efeito estufa associadas ao transporte de mercadorias e embalagens, você aumentará o senso de comunidade.
– Fuja do plástico: Leve sacolas reutilizáveis quando for fazer compras e elimine o uso de copos e embalagens de plástico.
⠀
– Prefira empresas comprometidas com o desenvolvimento sustentável: Questione se a empresa em questão possui ações para reduzir o impacto ambiental de suas operações e se ela busca desenvolver a economia local.
⠀
– Compre menos: Comece repensando se você realmente precisa de algo ou apenas deseja os produtos que consome. Opte por comprar produtos de qualidade que durem mais, não quebra com facilidade e reduzem a produção de resíduos.
⠀
Levar um estilo de vida mais sustentável traz inúmeros benefícios, tanto para si quanto para todo o mundo.
⠀
Quer compartilhar outras dicas de consumo consciente? Compartilhe aqui nos comentários.