Coifa, depurador e exaustor: o que é melhor?

Coifa, depurador ou exaustor é o tipo de eletrodoméstico capaz de transformar o ar da cozinha. Ambos foram criados para evitar o acúmulo de gordura, fumaça e evitar que o cheiro do preparo dos alimentos se espalhe pela casa.

E qual seria a melhor opção para o seu apartamento?
A resposta é: Depende!  Veja o comparativo a seguir:

  • Depuradores: É uma opção muito utilizada em cozinhas menores e podem ser instalados embaixo de armários e prateleiras. A manutenção e limpeza é mais simples e não necessita de tubulações para jogar para fora a fumaça. Porém, sua potência é inferior a da coifa.
  • Coifa: Tem como diferenciais o tamanho, design sofisticado e melhor potência de sucção. Possui dois modos de funcionamento: exaustão e depuração. No modo exaustão, é preciso ter a instalação de um duto no teto ou na parede. A função de depurador, vai devolver à cozinha um ar livre de impurezas através de aberturas na parte superior da chaminé do eletrodoméstico. São 3 possibilidades de instalação: fixação na parede, no teto e embutido em móveis.
  • Exaustor: Funciona como um ventilador que joga o ar no sentido contrário. Sua instalação necessita de uma conexão com o exterior por meio de um duto. Assim, uma estrutura semelhante a um ventilador de hélices será instalada em uma saída de ar. Quando ele é ligado, o ar interno é sugado e direcionado para fora, eliminando os vapores do ambiente.

Portanto, realmente não há uma resposta única para a pergunta deste post. Tudo depende das características do seu apartamento e do seu uso na cozinha. O primeiro passo para se decidir é observar a estrutura da construção do seu apartamento e o tamanho disponível para a instalação.

  • O prazo para retorno da sua solicitação é de 5 dias úteis.
  • Caso o problema não seja de responsabilidade da construtora, será aplicado a cobrança pela visita e/ou correção.