Home office: como montar seu ambiente de trabalho em casa

[fusion_builder_container hundred_percent=”no” equal_height_columns=”no” menu_anchor=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_position=”center center” background_repeat=”no-repeat” fade=”no” background_parallax=”none” parallax_speed=”0.3″ video_mp4=”” video_webm=”” video_ogv=”” video_url=”” video_aspect_ratio=”16:9″ video_loop=”yes” video_mute=”yes” overlay_color=”” video_preview_image=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” padding_top=”” padding_bottom=”” padding_left=”” padding_right=””][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ layout=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” border_position=”all” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” center_content=”no” last=”no” min_height=”” hover_type=”none” link=””][fusion_text]

Planejamento do espaço e do tempo e investimento em tecnologia são alguns do pré-requisitos para tornar o trabalho em casa prazeroso e eficiente

Uma tendência sem retorno. Com cada vez mais possibilidades tecnológicas de trabalho remoto e menos tempo disponível para gastar com deslocamentos, a aproximação do ambiente de trabalho do lar tornou-se uma realidade cada vez mais crescente. Mas, para isso, não basta mudar de endereço. São muitas e valiosas as dicas de como preparar o home office que garanta bom desempenho, eficiência e conforto no trabalho em casa.

O primeiro ponto é planejar. Sócia-proprietária da COSI Arquitetura, a arquiteta Carolina Coutinho explica, desde a escolha do local em casa até criação de uma rotina de trabalho, tudo deve ser bem programado. “Estudar e ajustar o layout de um espaço é condição imprescindível para um ambiente de trabalho. Cada profissão requer o uso de determinados equipamentos, objetos, mobiliário. Tudo deve estar harmonicamente posicionado para que não seja difícil usar cada um desses elementos, especialmente quando este é montado em casa”, afirma.

Carolina explica que, a seleção do espaço no imóvel para montagem do home office vai depender da necessidade de cada pessoa e das condições de cada imóvel. Ela ressalta, no entanto, que independentemente do ambiente escolhido em casa, este deve ser um espaço agradável para se permanecer, já que é ali que a pessoa passará várias horas do dia. “Já projetei um apartamento, cujo escritório ficava na sala de estar. Era um apartamento pequeno e o proprietário morava apenas com a esposa, sem filhos. O espaço ficou muito charmoso e bem equipado para a atividade dele, sem comprometer em nada o visual e funcionamento da sala”, lembrou a arquiteta.

Mas, detalhes importantes fazem diferença: é preciso pensar em economia de espaço, armazenamento de documentos, livros, pastas, equipamentos, entre outros utensílios. Normas de ergonomia, padrões de móveis, luminosidade do ambiente também devem ser observados para não resultarem em problemas futuros. “Tudo depende do tipo de home office. Se o profissional for receber pessoas em casa para apresentar projetos, fazer reuniões, atendimentos, entre outras atividades, a preocupação com a estética do ambiente deverá ser maior”, orienta a arquiteta. Neste caso, é importante dar ao espaço um aspecto mais austero, mais profissional, diferente da aparência de uma casa normalmente. “A ideia é deixar claro que dentro de casa existe sim um espaço profissional, organizado, bem equipado”, diz.

Em qualquer um dos casos, ter uma mesa e uma cadeira de trabalho confortáveis e ergonomicamente ajustadas é o ideal. “Trabalhar no sofá da sala, com o laptop no colo não dá certo”, alerta. Iluminação é outro item fundamental para qualquer tipo de trabalho em casa. Ambiente de trabalho deve ter luz forte e direta.

VANTAGENS E DESAFIOS

Se seguidas essas orientações, o retorno tende a ser muito positivo. “Vejo como uma das principais vantagens a ausência do deslocamento, a economia tempo, dinheiro e paciência em relação ao trânsito caótico de grande parte das cidades brasileiras”, diz Carolina. Outra grande vantagem, segundo ela, é a flexibilidade de horários. “Em muitos casos, a pessoa que trabalha em casa pode se organizar de modo a cumprir suas obrigações em um determinado período de tempo e usufruir do tempo restante para outras atividades pessoais. Para quem tem filho pequeno ou que ainda precise da presença constante dos pais em casa, a vantagem é enorme”, relata.

Para isso, existem muitos aliados. A evolução da tecnologia permite e ajuda o nesse tipo de situação, em que a pessoa não precisa estar em um escritório para exercer sua função. “Internet de alta velocidade e aplicativos de comunicação fazem com que as informações circulem e cheguem ao seu destino sem a necessidade da presença física do profissional.

Ao se pensar no armazenamento de arquivos, as inovações tecnológicas também ajudam. “As nuvens são ótimas ferramentas para se armazenar arquivos, fotos, imagens. Mas ainda sim é preciso planejar onde colocar as peças físicas. Não há como fugir disso ainda. O papel, o livro, revista, material de papelaria, documentos, precisam de um lugar certo. A organização de materiais é fundamental para o bom trabalho dentro de casa”, reforça.

E, para não haver impacto no rendimento do trabalho, cumprimento de prazos e metas, é necessário distinguir bem os dois lados da moeda: “separar o que é pessoal do profissional também é necessário e criar uma rotina, para não perder o foco do trabalho, é essencial. São muitos os detalhes importantes no planejamento deste ambiente que pode ser de uso múltiplo dentro de casa. ainda mais se compartilhado com outros membros da família”, diz Carolina.

Ela explica que planejar o trabalho é importante, dentro ou fora de casa. “Mas acredito que dentro de casa seja mais fácil se distrair. Por isso a necessidade de se organizar e organizar o espaço para o trabalho no lar é ainda maior”, disse, lembrando ainda da importância de se trabalhar a concentração.

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

  • O prazo para retorno da sua solicitação é de 5 dias úteis.
  • Caso o problema não seja de responsabilidade da construtora, será aplicado a cobrança pela visita e/ou correção.